5 de julho de 2024

Master 80 x Master Z

Amanhã, eu e meu namorado vamos visitar o meu sogro no interior.

E, como normalmente acontece quando estamos no ranchinho dele, ficamos papeando horas e horas à beira da piscina, tomando cerveja com limão-cravo e sal e ouvindo playlists selecionadas só com música boa.

No entanto, de uns tempos para cá, uma nova tradição foi incorporada à nossa rotina todas as vezes em que vamos para lá, e que consiste no seguinte: papo vai, papo vem, atualizamos as novidades e, quando dá aquela esfriada no papo, alguém joga uma pimenta no dia e lança a pergunta: "Vamos jogar um Masterzinho?"

Para quem não sabe, Master é um jogo de perguntas e respostas lançado pela Grow em 1983, que testa os conhecimentos gerais dos jogadores através de perguntas em 9 categorias variadas (Geografia, História Natural, Variedades, Artes, Cotidiano, Ciências, Entretenimento, Esporte e História), desafiando a inteligência, a memória e a bagagem cultural de cada participante, uma vez que você precisará acertar ao menos uma pergunta de cada categoria para vencer o jogo.

E por que "pimenta no dia" quando alguém lança a pergunta "Vamos jogar um Masterzinho?"

Simplesmente porque, toda vez que jogamos, vira uma bagunça generalizada!

É um falatório e um debate a cada pergunta que é feita, o que sempre rende várias histórias emendadas em outro assunto relacionado à pergunta do jogo, fazendo o papo que havia esfriado ficar "quente" igual fofoca nova, e voltar a mil no decorrer da tarde.

E o jogo em si, que em tese demoraria uma hora e meia para terminar, se estende muitas vezes até a madrugada, numa disputa acirradíssima e sempre muito divertida.

Mas, voltando ao jogo, a galerinha jovem deve estar se perguntando: "De onde você tirou que existem 9 assuntos no Master? Comprei esses dias na Amazon e o jogo tem 6 assuntos!"

Ah, rapaziada... Eu também comprei esse Master lançado há pouco tempo que tem 6 assuntos (Artes, Ciência e Tecnologia, Entretenimento, Esportes, Geografia e História), e foi uma bela decepção.

Foi extremamente frustrante porque simplesmente ele foi adaptado para a Geração Z que, se não tem as coisas de mão beijada, perde o interesse em um instante, é viciada na satisfação imediata e descartável das redes sociais, o que é totalmente prejudicial à cognição, e pouco sabe lidar com o mundo real sem se fazer de vítima o tempo todo, sendo inclusive a primeira geração da história mais limitada intelectualmente do que a geração anterior.

Assim, o novo Master foi montado com perguntas extremamente bobas, fúteis e com pouca variedade de temas (no assunto Entretenimento, por exemplo, só se fala de games e animes, com raríssimas perguntas sobre livros, filmes, música, novelas e etc.), o que o torna extremamente chato e repetitivo. 

E, como se não bastasse tudo isso, praticamente todas as perguntas bobas e fúteis têm duas ou três alternativas.

Ou seja, além de ser um "conhecimento" completamente descartável, focado em modismos e que amanhã já não terá utilidade alguma, se você não souber a resposta, ainda pode "chutar" uma das alternativas e acertar (afinal, os jovens modernos não podem se frustrar).

Enfim, nada comparável ao Master lançado nos anos 80, que achamos num anúncio do Mercado Livre e fizemos questão de comprar depois da experiência decepcionante que tivemos com esse novo Master, a fim de fazermos a comparação de como o jogo era percebido por nós quando éramos crianças (um jogo desafiador e com perguntas superdifíceis e de conhecimento bastante amplo, em todas as categorias) com o que aprendemos de lá até a vida adulta atual.

E, por incrível que pareça, o negócio continua sendo extremamente interessante e desafiador, mais de 40 anos depois!

Mesmo com as experiências e o conhecimento acumulado por nós desde a infância nos anos 80 até hoje, ele continua sendo o jogo de perguntas e respostas mais diversificado e bem elaborado que eu já vi, além de ser divertido demais.

O curioso é que, com o repertório de conhecimento que você adquire com a idade versus a memória que já não está lá essas coisas, os assuntos que antes eram "fáceis" agora ficaram mais difíceis, e os assuntos que eram "difíceis" agora ficaram mais fáceis.

Por exemplo, os assuntos como Cotidiano e Entretenimento, que à época eram os mais "fáceis" para as crianças, pois abordavam coisas do dia a dia e da indústria do entretenimento que estavam na moda nos anos 80 (coisa que no Master atual acontece em absolutamente todos os assuntos do jogo), hoje ficaram mais difíceis, pois você vai ter que puxar a capivara lá da memória para lembrar, por exemplo, qual era o nome do protagonista da novela escrita por Janete Clair que passava todo dia na TV à época.

Já os assuntos como Variedades (que aborda temas como religiões, mitologia, astrologia) ou Ciências (que aborda temas como genética, química e física), que eram extremamente difíceis para nós nos anos 80, ficaram muito mais fáceis com a idade, tendo em vista tudo o que fomos estudando e conhecendo ao longo dos anos.

Mas há exceções: História e Artes, os dificílimos na infância, continuam sendo! E não só para mim, mas para praticamente todo mundo que entra no jogo.

Quem sorteia um dos dois assuntos no início do jogo (exceto meu namorado nas Artes, pois é a profissão dele e ele manda muito bem), já fica meio abalado, pois provavelmente vai ficar empacado na mesma casinha por várias rodadas...

Coisa que, infelizmente, os jovenzinhos dessa geração não estão acostumados a enfrentar, e nem terão paciência para continuar jogando numa situação desta. 

Afinal, a educação moderna baseada no "deixa ele(a) fazer o que quer, dá o que ele(a) quer, não fala "não" para ele(a), não dá responsabilidade para ele(a), não desafia ele(a), pois não podemos frustrar o(a) menino(a)" criou uma geração que não consegue se concentrar em nada e que perde o interesse em qualquer coisa que exija um pouco mais de esforço próprio, pois não foram preparados para isto. (Ai, que tristeza, que preguiça, que decepção esses pais modernos!)

De qualquer forma, seria muito bom que estivessem preparados, ou que ao menos se interessassem em se preparar nesse sentido. Assim, quando chegassem à idade adulta, não se tornariam as pessoas limitadas e inúteis que muitos estão se tornando (geração nem-nem).

Mesmo porque eu torço muito para que essa mentalidade geral, de que a vida deve ser um mar de rosas e que enfrentar dificuldades ou frustrações no meio do caminho é algo negativo, mude algum dia.

Afinal de contas, para ser um MASTER de verdade na vida, você vai ter que bater muita cabeça, estudar, se esforçar, tomar muitos "nãos" e, mesmo assim, continuar trabalhando duro, pois só superando as muitas dificuldades da vida adulta conseguirá obter sucesso.

E, caso isso não mude, infelizmente não há muito o que fazer: os jovens "esperança do futuro" se tornarão adultos limitados, infantilizados, chatos e desinteressantes, tal qual o jogo Master da Geração Z...

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